Consulta Médica

 

Orientações importantes para a consulta

 
Observe, abaixo, algumas orientações que podem ser úteis para o melhor atendimento e compreensão do quê lhe ocorre.

 

O que é uma consulta médica?

Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde que lhe acomete, a partir da descrição do que tem lhe ocorrido e sobre a sua pessoa. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar respostas objetivas e sinceras sobre o problema em questão. A partir da análise das suas informações/queixas, procura-se identificar o quê você tem e faz-se um planejamento terapêutico no sentido de que retorne ao seu estado de saúde habitual.
Veja algumas dicas para uma boa consulta.

Horário

 Programe-se para chegar na hora marcada. Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também não é é necessário. Trabalhamos com horário marcado o que facilitará a sua agenda e a do médico. Caso ocorra algum imprevisto, telefone para o consultório e fale com a atendente para as orientações necessárias.

Confirmações de Agendamento

Sempre confirmamos os agendamentos. 
Tanto de uma primeira consulta quanto de consultas subsequentes. 
Quando você marcar um atendimento receberá:
1) um e-mail confirmando a data e hora marcados. Neste e-mail há  um "link" para que você possa responder informando se comparecerá ou não. É enviado automaticamente no momento em que a secretária efetua o agendamento e, também, na véspera da consulta.
Solicitamos que sempre responda ao e-mail para que possamos otimizar o funcionamento e antecipar consultas em caso de uma desistência.
2) uma outra forma de contato é por SMS. Caso não tenhamos uma resposta ao e-mail poderemos enviar mensagem de texto para o fone celular cadastrado para que você posa confirmar ou não sua vinda.
3) uma terceira forma é via telefone (de forma convencional; contato da secretária).
A confirmação da consulta, como citado, permite o ajuste adequado de horários e a atencipação de consultas quando haja desistências em determinado dia.

Acompanhantes

O acompanhante é necessário se puder fornecer informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema. De todo modo, para pacientes que tenham dificuldade de locomoção ou quando seja de valor o complemento de dados por determinados acompanhantes (sobretudo parentes próximos como pai, mãe, filho(a) ou cônjuge) é importante que eles venham até o consultório com o paciente.

Cronologia

Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se necessário escreva, para não esquecer.

Medicação
 
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo que, aparentemente, não tenham relação com o quadro atual. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
 
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
 
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se

O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e seguir os cuidados recomendados.